segunda-feira, 14 de maio de 2012

PAP - Caixa Livro

Meninas neste post de hoje vou mostrar um Passo a Passo bem interessante, vi esta proposta de caixa livro em um blog norueguês, o nome da artista é Wenches, adaptei os tamanhos para ser um cartão-caixa .

Em papel com gramatura 180 ou 200 g/cm2, corte 2 pedaços de 10 x 13 cm e 2 pedaços de 12x17.

No sentido do maior comprimento vinque de 1 em 1 cm, desta forma: primeiro de um lado do papel em 1, 3, 5 cm e assim por diante, vire o papel e vire agora  em 2, 4, 6 e assim por diante, de maneira que quando se dobra forma uma sanfona desta maneira abaixo.

Para dar um aspecto vintage e até aparentar um livro, passe carimbeira nas quinas.

Agora vem a parte mais difícil. Comece com um pedaço de 10cm e um de 12 cm , coloque-os de forma perpendicular e cole os dois primeiros pedaços de baixo fazendo um encaixe perfeito, segure um pouco  para colar, a melhor forma é colocar os dois pedaços de frente para você, para que possa ir encaixando os dentes e pondo cola, só na parte de baixo da cada dente. È necessário ficar atento para por cola sempre na mesma face do dente , para formar os foles, e fechar bem os cantinhos.  Parece complicado no início depois você pega o jeito, e tenho certeza que nunca mais esquece. Veja as fotos abaixo.

Continue colando os outros lados até fazer um  quadro. Para funcionar direito as laterais tem que ficar assim formando foles perfeitos.

Espere secar a cola e ajuste a altura puxando os lados (foles) delicadamente para cima, afinal é papel.

Bom, o mais difícil está feito. Agora é montar a capa, em papelão holler corte  2 pedaços de 17,5 x 13,5 cm e 1 pedaço de 2x17,5 cm, para encapar  cortei 1 pedaço de 21,5 x 33,5 cm de papel decorado, e para a guarda 1 pedaço de 15 x27 cm em papel liso texturado que já vai servir de fundo para caixa. Estão vendo uma patinha ao alto e a direita?


Usei dois pedaços de fita colada já em baixo da  guarda, uma para um lado e outra para o outro lado, para fechar o conjunto com um laço, agora é colar a caixa.

Fica assim, vejam que tive uma assistente, é a Nina.
O melhor vem agora, é decorar a capa a seu gosto. Usei outro papel decorado desgastado e sombreado, recortei flores dele mesmo para fazer um 3D, encapei uma moldura, fiz uma renda de papel feita com furador, este lindo botão da We Care About, o pássaro da Momento Divertido sombreado com carimbeira e olhos de miçanga.
Confesso a vocês meninas que o projeto deu trabalho, mas gostei do resultado, e aí vamos fazer esse PAP?

7 comentários:

Artes de Nágela disse...

Sandra,
Com certeza valeu a pena o trabalhão. Ficou maravilhoso!!!
Obrigada por compartilhar o PAP.
Uma excelente semana!

Luciana disse...

U-A-U!!!!
Arrasou, Gildett! Super lindo!!! Parabéns! Adorei sua assitente, gatinha linda!
Beijos

Elisabeth Sarkis disse...

Lindo de viver, ameiiiiiiiiiiiiiii!Bjs

Rosana Garcia Hess disse...

lindíssimo querida
kisses
Rosana

Rosana Garcia Hess disse...

lindíssimo querida
kisses
Rosana

Marcia Kamano disse...

Uau Gildet!
Arrasou!
beijos carinhosos

Miolo de Papel disse...

Maravilhoso!!!!!!!!!!!!!! Bjs, Priscilla